A temporada da ESEA trouxe novos capítulos para as equipas portuguesas, com várias formações a conseguirem destacar-se dentro das diferentes divisões. Num cenário cada vez mais competitivo, os representantes nacionais mostraram consistência, capacidade de evolução e sinais de que há espaço para crescer.
A corrida começou com boas notícias logo na Open 1-8. Skill Soldiers, Wolfs Flg e All Mens Club alcançaram os playoffs depois de prestações sólidas e muito idênticas em termos de resultados.
“Apesar de ter acompanhado pouco esta divisão, o ponto positivo é claro: todas as equipas portuguesas presentes chegaram aos playoffs.” - Sínon de Castro
Na Open 10, o destaque vai para I SEE ALL e Delusional, que já confirmaram a subida de divisão. Os From Nothing terão de batalhar ainda para garantir a mesma conquista.
Apesar de não ser uma divisão tão forte como em anos anteriores, foi possível ver potencial e apontamentos interessantes. “Esta subida pode ser a motivação que precisam para evoluírem no cenário competitivo”, assinala Sínon.
Entre as equipas em ascensão, os TxT Gaming assumem o grande destaque, não só pelos resultados, mas também pela postura organizacional.
Mostraram-se muito mais ativos fora do servidor. Espero que seja para continuar e que os deuses do CS abençoem uma possível subida à Main.” - Sínon de Castro
Além deles, ekipa.gg, PTS Esports e Underground Esports são fortes candidatos a garantir presença na Intermediate.
As grandes conquistas ficaram reservadas para Nebula Esports e ChaoX Esports, já confirmados na Main.
“Disse várias vezes que os Nebula não tinham o reconhecimento devido e que poderiam fazer uma excelente prestação. Não desiludiram.” - Sínon de Castro
O Leça FC Esports, por sua vez, acabou por não se juntar a este lote. Uma época marcada por falta de tempo em conjunto, que prejudicou a consistência. Ainda assim, a expectativa para os playoffs é alta.
“Estou com o feeling que vou ser surpreendido pela positiva.” - Sínon de Castro
Na divisão Main, os The Animals acabaram por ser os únicos representantes portugueses em destaque, depois de equipas como Rhyno Esports, Desemprego e Impulse terem sido forçadas a abandonar a temporada 54 da ESEA.
Ainda assim, houve espaço para boas notas individuais, como a performance de rmn & co..
Sínon deixou também uma palavra para os Agency Clan Dojo, que viveram semanas complicadas. “Já se sabia que seriam tempos turbulentos, a equipa não conseguiu acompanhar a exigência da Main e desce para a Intermediate. Que esta experiência sirva para amadurecer este roster.”
Alargamos horizontes para dar destaque ao trabalho dos nossos tugas pela Europa. Silente Sports é uma organização portuguesa que está atualmente nos playoffs da Entry e acabou por passar mais despercebida por alinhar com um lineup internacional. O imdecooo, que atua como coach, tem vindo a limar, e bem, as arestas nos MINLATE, mostrando grande capacidade de liderança. Fico muito contente por lhe continuarem a surgir oportunidades!
zanaCS2 está neste momento a jogar a primeira ronda dos playoffs da Intermediate, ela que entrou recentemente para a NIPCS Impact. Fizeram uma fase regular bastante clean e já contam com a Main para a próxima season. vtsCSGO esteve ao serviço dos Infiniteggro; treinador e organização decidiram recentemente seguir caminhos diferentes, mas não podemos deixar de destacar o trabalho que realizou durante a temporada. Atualmente, ainda ao serviço da Wildcard GG Academy, tmkcs_ continua a mostrar a qualidade que sempre nos habituou. O jovem talento é, sem dúvida, um jogador a ter debaixo de olho.
Por último, e não menos importante, opdustcs conseguiu agarrar um lugar na equipa dos Mousesports NXT. Uma excelente notícia para a nossa comunidade e uma oportunidade de ouro para o jogador. Also one to keep an eye on!
“GL 🍀” - Sínon de Castro
O balanço final da temporada da ESEA para as equipas portuguesas é claramente positivo. Entre playoffs garantidos, subidas já confirmadas e candidaturas fortes a divisões superiores, fica a sensação de que o CS nacional está a consolidar passos importantes. A próxima temporada promete novos desafios... e, talvez, novas surpresas.